Windows 8: Ajuda! Onde está o meu Botão Iniciar

O Windows 8 chegou! Muitos utilizadores habituais do Windows estão a questionar-se sobre a localização atual do Botão Iniciar. Foi substituído pelo Ecrã Iniciar. Certamente que depois de ler este artigo será capaz de trabalhar muito bem sem o Botão Iniciar!

Foi concebida uma interface de utilizador completamente nova para o Windows 8 no sentido de melhorar o seu funcionamento em novos computadores e tablets com ecrã tátil. Ainda existe um Ambiente de Trabalho, mas já não com o Botão Iniciar na parte inferior esquerda com que muitos utilizadores estão familiarizados. Não se preocupe; em vez desse botão, tem agora à sua disposição um Ecrã Iniciar fácil de utilizar, bem como um vasto leque de novas funções inteligentes no Explorador do Windows. Irá familiarizar-se com estas alterações rapidamente. Pode encontrar abaixo algumas sugestões úteis.

Abrir Programas

As versões anteriores do Windows utilizavam o Botão Iniciar para abrir programas. No Windows 8 efetua este procedimento através do Ecrã Iniciar. Pode colocar um mosaico no Ecrã Iniciar para todos os programas instalados no seu computador. Pode utilizar este mosaico para abrir o programa relevante. Este mosaico muda automaticamente para o Ambiente de Trabalho do Windows antes de o programa relevante ser aberto. Parece útil, não acha? Mas e se quiser abrir um programa que não utiliza com muita frequência, que não aparece no seu Ecrã Iniciar? Também é fácil: vá para o Ecrã Iniciar – premindo a tecla Windows, por exemplo – e introduza simplesmente o nome do programa, por exemplo WordPad. Será automaticamente apresentada uma lista com os resultados da pesquisa. Clique no nome do programa WordPad e o programa é aberto. É realmente fácil! Certamente que também poderá adicionar programas à Barra de Tarefas ou ao Ambiente de Trabalho da forma que lhe era familiar.

Abrir Ficheiros

Também pode utilizar o procedimento acima para pesquisar ficheiros. Introduza o nome do ficheiro no Ecrã Iniciar que está a procurar, possivelmente incluindo a (também não tem a certeza a que extensão se refere?), e clique no ficheiro que pretende na lista de resultados. O ficheiro será aberto automaticamente na respetiva aplicação associada para que possa começar a trabalhar de imediato. Também pode procurar ficheiros utilizando a tecla Windows+F. Introduza o nome do ficheiro no campo de pesquisa e clique em Introduzir. Também pode atribuir pastas com ficheiros a um mosaico no Ecrã Iniciar. É muito fácil: vá para a pasta relevante no Explorador do Windows, por exemplo, Faturas, clique com o botão direito do rato no nome da pasta e selecione Afixar em Iniciar. Neste momento, no Ecrã Iniciar, irá aparecer um mosaico com o nome Faturas, que dará acesso direto à pasta. Faça duplo clique no nome de um ficheiro nesta pasta e o ficheiro relevante será aberto na aplicação associada. Esta ação irá facilitar-lhe muito o acesso a todos os ficheiros importantes.

Explorador do Windows

O Explorador do Windows tem grande utilidade quando o objetivo é a navegação por todos os dados no seu computador. Pode encontrá-lo na Barra de Tarefas do Ambiente de Trabalho do Windows, mas também pode abri-lo utilizando a tecla Windows+E ou colocando-o no Ecrã Iniciar como um mosaico. Este procedimento permite-lhe aceder a todas as localizações a todo o momento com facilidade. Percorra o ecrã de cima para baixo ou prima a tecla Windows+Z e selecione Todas as Aplicações. Clique com o botão direito do rato na lista de Sistemas no mosaico do Explorador e selecione Afixar em Iniciar. O Explorador do Windows pode agora ser aberto, clicando no mosaico do Explorador. O Explorador do Windows 8 tem um Friso como as aplicações do Office. Neste Friso também irá encontrar opções inteligentes relacionadas com o contexto, juntamente com as opções de ficheiro normalmente utilizadas como Cortar, Copiar, Eliminar e Mudar o Nome. Por exemplo, se for para Documentos na biblioteca, será apresentado um separador adicional para Utilitários que pode ser utilizado para gerir a biblioteca relevante. Aqui, pode adicionar uma pasta com ficheiros à biblioteca relevante utilizando Gerir Biblioteca >> Adicionar. Por exemplo, pode escolher uma pasta predefinida para guardar ficheiros de fotografias utilizando a opção Definir Localização para Guardar. Se se encontrar numa pasta que contém ficheiros multimédia, como fotografias ou vídeos, irá aparecer um separador com opções para a abertura.

Barra de Ferramentas

O Explorador do Windows também dispõe agora de uma barra de ferramentas especial designada Acesso Fácil. Por predefinição, esta apresenta as opções que são normalmente utilizadas pelos utilizadores no Explorador. Também pode apresentar esta barra de ferramentas permanentemente e selecionar as opções que pretende ver. Pode escolher entre as opções de Anular, Refazer, Eliminar, Propriedades, Nova Pasta e Mudar o Nome. As opções selecionadas são então disponibilizadas com um único clique. Pode colocar esta barra de ferramentas acima ou abaixo do Friso. Também pode desativar a opção do Friso utilizando a opção Minimizar o Friso. A Barra de Ferramentas de Acesso Fácil é então colocada na barra na parte superior do ecrã. Em suma, o Explorador do Windows 8 está muito mais eficaz do que anteriormente, graças ao Friso e à Barra de Ferramentas de Acesso Fácil. Por fim, mais uma sugestão: pode alternar entre o Ecrã Iniciar (e os programas abertos) e o seu Ambiente de Trabalho utilizando a tecla Windows!

Atualização

No Windows 8 o Botão Iniciar foi substituído pelo Ecrã Iniciar. No começo parece um pouco diferente, mas é provável que não tenha quaisquer problemas para abrir programas e localizar ficheiros depois de ler este artigo. Se ainda não tiver o Windows 8, chegou o momento de efetuar a atualização! Fale com um dos nossos parceiros especialista em licenciamento em volume para empresas. Encontre-os aqui. http://pinpoint.microsoft.com/pt-PT/companies/search?ftgc=302

—— 592 Visualizações ——

No Comments Yet.

Leave a Comment

Responda abaixo *

4/PMu4arrUtX_Gx5I2HnnwcOndZUB5.YoLlK6Bm3EkcshQV0ieZDAqs5m1BdAI