EXPERT EM WINDOWS 8

O Windows 8 mostra uma nova interface, com barras coloridas e inúmeras aplicações amigáveis, acessíveis com um simples toque e que aparecem na área de trabalho. Com o mouse (usando o botão central), você pode navegar pela tela e seus painéis, sem que haja um limite para a tela atrelado ao tamanho do monitor ou à resolução de vídeo.

 

Windows 8

Você também pode usar o teclado. Pressione “Home” ou “End” para saltar para o fim ou começo da tela; use as setas direcionais para selecionar entre as aplicações que aparecem na área de trabalho e tecle “Enter” para selecionar o aplicativo que deseja. A nova versão também trabalha muito com o conceito “drag and drop”, que permite criar painéis personalizados de aplicações ou de grupos.

A tela inicial de aplicativos é apresentada em ordem randômica, mas você pode organizar os aplicativos em grupos. Um exemplo: arraste os ícones “People”, “Mail”, “Message and Calendar” com o ponteiro esquerdo do mouse para um grupo que você pode nomear como “Contatos”. Na parte inferior da tela, existe uma ferramenta central (na forma de uma lupa) que permite ver, abrir, criar e gerenciar novos grupos.

O Windows 8 mostra um menu Iniciar básico, que você pode acessar tocando na tela (para dispositivos touch screen) ou clicando com o botão direito no canto esquerdo (ou segurando a tecla Windows e pressionando, junto, a letra X). Este menu dá acesso aos Programas, Conexões de Rede e Energia, Gerenciador de Dispositivos, Prompt de Comando, Windows Explorer, Painel de Controle e às opções de busca

A “Metro App” possibilita ver o que está rodando e alternar entre duas ou mais aplicações ativas simultaneamente. O Alt+Tab continua funcionando para trocar as aplicações de plano. Já a combinação Ctrl+Shift+Esc abre o Gerenciador de Tarefas, que ganhou uma turbinada no visual e agora apresenta mais detalhes dos programas que estão rodando no Windows.

Encontre o Menu Iniciar no seu velho estilo, segure a tecla Windows e “Q”. Esse comando revelará uma lista de todas as aplicações instaladas no sistema. Uma delas é a “Start Menu Settings”.

As “Metro apps” não possuem botões para fechar. Elas ficam sempre em segundo plano e, no caso do sistema necessitar, elas fecham automaticamente, salvando o resultado do trabalho que estava sendo realizado. O Alt+F4, como já dito, ainda funciona. Posicionar o mouse sobre as janelas e esperar que surja uma opção para fechamento definitivo, também.

A novidade do Windows 8 é a facilidade de desinstalar programas. Ao clicar em uma aplicação na tela de início, você pode mandá-la para o limbo, selecionando, abaixo da tela central “Unpin From Start” ou escolher o ícone “Uninstall” para apagar o programa do computador.

Ao apertar as teclas Windows + I (Metro Panel), clique no link Setting e mande exibir as ferramentas administrativas (“Show Administrative Tools”). Dentro desta opção, você encontrará o Monitor de Performance, o Visualizador de Eventos, a Agenda de Tarefas, o Monitor de Hardware.

Um duplo clique sobre qualquer arquivo de figura dentro do Explorer abrirá um programa específico, o que significa perda de agilidade do sistema. Para consertar este problema, entre no Painel de Controle, vá em Programas e em Programas Default, selecione do Windows Photo Viewer na lista, não esquecendo de marcar a caixa “Set this program as default”. Clique em OK.

Teclas de atalho do novo Windows

Tecla Win: troca entre a Área de Trabalho (tela inicial) e a última aplicação rodada;
Win + C: Mostra as configurações, dispositivos instalados, opções de compartilhamento e pesquisa;
Win + D: abre o desktop;
Win + E: abre o Windows Explorer para ver seus arquivos;
Win + F: abre o painel de procura de arquivos e pastas;
Win + H: abre o painel de compartilhamento de dados;
Win + I: abre a tela de configurações;
Win + K: painel de dispositivos de hardware;
Win + L: trava o PC;
Win + M: Minimiza o Windows Explorer ou o Internet Explorer;
Win + P: troca para um segundo monitor, caso exista;
Win + Q: abre a ferramenta de busca
Win + R: permite executar comandos digitados;
Win + U: abre o centro de acessibilidade, permitindo configurações de tela, teclado e mouse, entre outros;
Win + V: mostra os avisos do sistema (notifications);
Win + W: digite Power e você terá links para opções de gerenciar energia, desligar, reiniciar e hibernar o computador;
Win + Z: mostra o menu de contexto do botão direito do mouse em tela cheia;
Win + +: permite fazer zoom;
Win + -: efeito zoom out;
Win + ,: abre o Aero 3D;
Win + Enter: abre o programa narrador;
Win + tab: alterna aplicações.

—— 369 Visualizações ——

No Comments Yet.

Leave a Comment

Responda abaixo *

4/PMu4arrUtX_Gx5I2HnnwcOndZUB5.YoLlK6Bm3EkcshQV0ieZDAqs5m1BdAI